ARTIGOS E NOTÍCIAS

Dúvidas sobre o Visto de Visitante (B): Negócios, Turismo, Tratamento Médico?


Assessorando muitos solicitante, me deparo com muitas dúvidas quando o solicitante vão tentar o visto, tais como: Qual o valor da taxa? Preciso passar pela entrevista? Quais documentos são exigidos? Qual consulado é melhor para tirar o visto?...etc. Então resolvi esclarecer as dúvidas mais frequente do Processo de Visto.

Antes de esclarecer as dúvidas, vamos entender sobre o visto:

Os vistos de não imigrantes são destinados a cidadãos de outros países que estejam indo temporariamente para os EUA. O visto permite que você viaje a uma porta de entrada nos EUA (aeroporto, por exemplo) e solicite permissão de um funcionário do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna (DHS) para entrar nos Estados Unidos. Um visto não garante a entrada nos Estados Unidos.

1)      Preciso comparecer a um entrevista para obter o visto americano?

Sim, Os solicitantes entre 14 e 79 anos precisam comparecer pessoalmente à Embaixada ou Consulado diante de um oficial consular. Já solicitantes que possuem idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos e estão solicitando visto B1/B2 (negócios/ turismo) pela primeira vez; ou possuem idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 anos, estão renovando visto e nunca tiveram um pedido de visto recusado; ou estão renovando vistos da mesma categoria, expirados em até 12 meses, e nunca tiveram um pedido de visto recusado não necessitam agendar entrevista no consulado ou embaixada, estão aptos a submeter sua documentação através de um representante/responsável.

Obs.: Solicitantes com idade inferior a 14 anos e acima dos 79 anos, que não se qualificam para isenção de entrevista, devem ter suas digitais capturadas e sua entrevista agendada no consulado ou embaixada.

 

2)      Qual o valor da taxa?

Uma taxa de solicitação de visto (MRV) deverá ser paga por todos os solicitantes.  A taxa pode ser paga com cartão de crédito ou por boleto bancário em qualquer banco. O valor é U$ 160,00 dólares por solicitante independentemente da idade.

Caso seja aprovado o visto será retido o passaporte para confeccionar o visto, se optar por entrega na sua residência, pode ser que tenha que paga uma taxa de Serviços de entrega premium no valor de R$31,00 reais paga somente no cartão de crédito.

Obs.: Entrega de documentos podem variar por localidade (essa taxa de serviço de entrega não é cobrada sempre, alguns endereços a entrega é gratuita, outros endereço não faz entrega de passaporte pelo correios, nesse caso o solicitante tem que ir busca no CASV, já outros locais é cobrado a taxa de entrega)

 

3)      Quais documentos são exigidos?

Segundo a Lei de Imigração e Naturalização, todos os solicitantes de visto de não imigrante devem demonstrar ao oficial consular que têm fortes vínculos com seu país de residência e precisam demonstrar que pretendem deixar os EUA depois de sua visita temporária. Embora não haja uma lista específica de documentos a serem fornecidos devido cada solicitante ter um perfil único é recomendado levar vários documentos que possam comprova tais vínculos. Alguns documentos podem incluir:

  • Uma carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite, certidões de casamento/nascimento, extratos bancários, declarações escolares, para donos de negócios ou sócios, uma certificação recente de CNPJ, etc…
  • Passaportes anteriores para você e outras pessoas viajando com você, especialmente se forem seus familiares. Passaportes atuais e anteriores de familiares que não vão viajar com você também podem ser úteis. Se você acha que seu passaporte vencido será retido pela Polícia Federal quando você for renová-lo, sugerimos que faça uma cópia completa de seu passaporte antigo antes disso e que a traga para a entrevista.
  • Quaisquer vistos anteriores para os Estados Unidos em seu passaporte atual ou expirado, especialmente se você estiver renovando o mesmo tipo de visto que ainda esteja válido ou tenha vencido há menos de 12 meses (ex: através dos programas de renovação de visto). 

Se alguém mais irá pagar por sua viagem, então pode ser importante trazer documentos da pessoa.

Obs.: Se você não trouxe documentos como os listados acima, é possível que o oficial consular peça a você para retornar com eles outro dia. Além disso, em alguns casos, o oficial consular pode solicitar documentos que não estejam mencionados na lista para que fiquem demonstrados laços suficientes com o país.

 

4)      Qual consulado é melhor para tirar o visto?

Não existe melhor lugar para solicita o visto. Os locais de atendimento são Embaixada em Brasília e Consulados em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, nada mais é comodidade para o solicitante, uma questão de locomoção, exemplo um solicitante mora em Chapecó é mais fácil ir em Porto Alegre do que Rio de Janeiro. Recomendamos que o solicitante escolha o consulado conforme a sua jurisdição, afinal até a escolha de onde passa pela entrevista pode ter ponto negativo, o consulado pode entender que está fugindo ou escondendo de algo. Hoje é muito comum solicitantes ir em um consulado com certas informações e ser recusado e depois ir em outro consulado com outras informações bem diferentes, porém esquece que as informações ficam arquivadas no sistema consular, independentemente do tempo de solicitação.

Obs.: Em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, dependendo da disponibilidade de vagas, é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado no mesmo dia. Somente em São Paulo que o agendamento é feito em dois dias. Sendo obrigatório ter que comparecer ao CASV primeiro, e o consulado depois.

 

5)      Quando tempo para o visto ficar pronto?

A Embaixada e as Seções Consulares dos Estados Unidos tentam manter o tempo de espera para emissão dos vistos o menor possível. Alguns tipos de visto podem ter um tempo de espera maior para a solicitação da entrevista e processamento. Geralmente, os passaportes serão devolvidos dentro de dez (10) dias úteis, a não ser que haja necessidade de processo administrativo adicional.

Obs.: Todos os solicitantes devem estar cientes de que os prazos mencionados refletem a MÉDIA e que o tempo de processamento de um determinado caso pode variar devido a circunstâncias individuais e outros requisitos especiais.

 

6)      Qual o tempo permitido para ficar nos Estados Unidos?

Às vezes, entender a diferença entre a data de validade do visto e o tempo que você tem permissão para permanecer nos Estados Unidos pode ser confuso. A entrada e a duração da estada autorizada dentro dos Estados Unidos são determinadas pelo Oficial de Alfândega e Proteção das Fronteiras (CBP) no porto de entrada cada vez que você viaja.

  • Um visto dos EUA em seu passaporte dá ao cidadão estrangeiro permissão para se candidatar a entrar nos Estados Unidos. Um visto por si só não autoriza a entrada para os EUA. Um visto simplesmente indica que sua inscrição foi revisada por um funcionário consular em uma embaixada ou consulado dos EUA, e que o oficial determinou sua qualificação para viajar para um porto dos EUA. - entre para um propósito específico. O porto de entrada pode ser um aeroporto, um porto ou uma passagem de fronteira terrestre.
  • No porto de entrada, um oficial de imigração dos EUA do Departamento de Segurança Interna (DHS) decide se permite que você entre e quanto tempo você pode ficar para qualquer visita em particular, como parte do processo de Admissão. Apenas o oficial de imigração dos EUA tem autoridade para permitir que você entre nos Estados Unidos.

Obs.: Em regra geral a permanência nos Estados Unidos com o visto B1/B2 é de até 6 meses. 

 

7)      Qual é a validade do visto?

A data de validade do visto é mostrada no visto juntamente com a data de emissão do visto. O tempo entre a emissão do visto e a data de validade é chamado validade do visto. A validade do visto é o tempo que você tem permissão para viajar para um ponto de entrada nos Estados Unidos.

Dependendo da sua nacionalidade, os vistos podem ser emitidos de uma única entrada (inscrição) até entradas múltiplas / ilimitadas.

  • Um visto emitido para uma única entrada (denotado no visto sob “Entradas” com o número 1) é válido, ou pode ser usado a partir da data em que é emitido até a data em que expira para viajar para um porto de entrada do EUA. Tempo.
  • Um visto emitido para múltiplas entradas (indicado por “entradas” com um certo número (2, 3, etc.) ou “M” para entradas múltiplas / ilimitadas) é válido, ou pode ser usado a partir da data de emissão até a data expira para viajar para o porto de entrada dos EUA tantas vezes quanto seus estados de visto, desde que:

                   *A solicitação de um novo visto não é necessária se o seu visto não tiver expirado e você não tiver excedido o número de inscrições permitidas no seu visto.

                   *Múltiplas utilizações de um visto devem ser para o mesmo propósito de viagem permitido no tipo de visto que você tem.

Obs.: É importante notar que existem circunstâncias que podem servir para anular ou cancelar o período de validade do visto. Se você exceder a data final de sua estada autorizada, conforme fornecido seu visto será automaticamente cancelado ou cancelado, a menos que você registrou uma solicitação em tempo hábil para uma prorrogação de permanência ou mudança de status.

 

8)      Meu passaporte com visto válido foi roubado/perdido/danificado. Posso obter uma cópia do visto em meu passaporte novo?

Infelizmente vistos para os Estados Unidos perdidos, roubados ou danificados não podem ser substituídos. Você terá que solicitar um novo visto em um Consulado ou Embaixada dos EUA. No caso de roubo ou perda, além da documentação necessária, leve uma cópia do boletim de ocorrência policial para a entrevista.

Obs.: É obrigatório fazer o boletim de ocorrência 

 

​9) Eu tenho um visto com meu nome de solteira/casada. Agora estou casada/divorciada e meu nome mudou. Eu preciso de um novo visto?

Se seu nome foi alterado legalmente por conta de matrimônio, divórcio ou por uma decisão judicial, você deverá obter um novo passaporte. Com o novo passaporte em mãos, o Departamento de Estado recomenda que você solicite novo visto americano, para facilitar sua viagem aos Estados Unidos. Se não for possível obter um novo visto que contenha o mesmo nome do passaporte novo, você deverá levar consigo os documentos legais que comprovem a alteração em seu nome e apresentá-los no aeroporto, assim que chegar aos Estados Unidos.

Obs.: Se você precisa fazer uma viagem de emergência e não tem tempo hábil para atualizar seus dados em novo visto, recomendamos que leve sempre uma cópia dos documentos que comprovem a mudança de nome.

 

10) Se meu pedido de visto for negado, quanto tempo devo esperar antes de solicitar novamente?

Você poderá solicitar o visto novamente em qualquer momento, através do agendamento de uma nova entrevista. Você terá que apresentar novos formulários e pagar nova taxa de solicitação de visto. Você pode optar por esperar até que as circunstâncias de seus vínculos sociais, profissionais, econômicos, e financeiros com o Brasil se modifiquem, já que serão analisados novamente em uma nova entrevista.

Obs.: As vezes o visto é recusado, não por falta de vínculos e sim pela entrevista, tipo osolicitante fica muito nervoso, a forma que preencheu o formulário, então precisa ser analisado o processo todo para ver se é viavél espera ou solicita de imediato. 

 

11)Preciso ter passagem aérea ou excursão comprada, isso ajuda ou piora?

Planeje tudo com antecedência. É altamente recomendado esperar para comprar as passagens de avião até que o viajante tenha recebido um visto válido. Uma passagem não é necessária no momento da entrevista para a solicitação do visto.

Todos os viajantes devem estar cientes de que um visto não garante admissão aos Estados Unidos. O Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security, ou DHS) pode não autorizar a admissão e também limitar o período de tempo autorizado nos Estados Unidos.

Obs.: O planejamento antecipado pode facilitar o processo de solicitação de visto. Solicite seu visto com bastante antecedência de sua viagem! Compre as passagens apenas quando tiver o passaporte com o visto emitido em mãos!

 

Enfim caso tenha mais dúvidas entre em contato, pois nós damos toda a assessoria para que você providencie todos os documentos exigidos pelo Consulado e te auxiliamos com toda a parte burocrática.

Poliana Rocha

 

Fontes:  

https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/tourism-visit.html

https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/visa_categories

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/isencao-de-entrevista/?_ga=2.39117984.226674266.1538400185-426303594.1510660872

https://br.usembassy.gov/pt/embassy-consulates-pt/

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/informacoes-para-contato-e-horarios-sao-paulo/?_ga=2.139773744.226674266.1538400185-426303594.1510660872

https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/visa_categories

https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/visa-information-resources/visa-expiration-date.html#1



ATENDEMOS TODO O BRASIL!

Assessoria completa para a emissão do seu passaporte com conforto e tranquilidade.

Subir