ARTIGOS E NOTÍCIAS

Vacinas para viajar para a Austrália?


Antes de viajar, normalmente nos lembramos de detalhes como passagens, visto, bagagem, seguro viagem… Enfim, uma série de cuidados que são essenciais para qualquer viagem internacional.

E acaba esquecendo das vacinas, para Austrália precisa de algumas vacinas. Elas não se tratam apenas de uma medida de segurança, mas de um pré-requisito para entrar em alguns países.

 

Vacinas exigidas:

  • Vacina contra a febre amarela

Embora a vacinação contra a febre amarela não seja um requisito para a análise de vistos, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, no qual deve constar comprovante de vacinação contra a febre amarela, poderá ser solicitado pelos Oficiais de Imigração na Austrália.

Todo passageiro que tenha um ano de idade ou mais e que tenha passado uma noite ou mais em um país declaradamente infectado por febre amarela devem portar seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia ao entrar na Austrália.

Em 16 de junho de 2016, o governo australiano adotou a emenda da Organização Mundial da Saúde ao Regulamento Sanitário Internacional (2005), referente ao período de proteção conferido pela vacinação contra a febre amarela e o prazo de validade do certificado. O período de proteção e prazo de validade mudou de 10 anos para a duração da vida da pessoa vacinada. Isto é baseado em dados demonstrando para a maioria dos receptores, uma única dose de vacina contra a febre amarela resulta em imunidade vitalícia.

Os certificados internacionais de vacinação contra a febre amarela apresentados na fronteira da Austrália serão aceitos mesmo se a vacinação tiver sido feita há mais de dez anos. Indivíduos que não podem fornecer um certificado de vacinação contra a febre amarela na fronteira ainda serão obrigados a passar por processos de controle de fronteira ao entrar na Austrália. Como é prática corrente, a entrada na Austrália não será recusada com base no não cumprimento dos requisitos de monitoramento e controle da febre amarela.

A vacinação ainda é fortemente recomendada para viajantes que nunca foram vacinados contra a febre amarela e que pretendem viajar para países onde há risco de transmissão. Os processos de biossegurança na fronteira continuarão em vigor para os viajantes não vacinados.

  • Vacinação contra a poliomielite

           Em 5 de maio de 2014, o Diretor Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a recente propagação internacional do vírus da pólio do tipo selvagem é uma emergência de saúde pública de importância internacional sob o Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Oito países, listados abaixo, foram identificados como tendo sofrido surtos recentes de pólio.

Se você é de um dos países listados abaixo, ou se passou 28 dias ou mais nesses países em 5 de maio de 2014, recomendamos que você faça uma vacinação contra a poliomielite antes de partir para a Austrália. Ter a vacinação também ajudará na erradicação da disseminação da pólio.

Para obter o máximo benefício em ajudar com a erradicação da disseminação da poliomielite, é aconselhável ter a vacinação pelo menos quatro semanas antes da sua viagem.

Países: Afeganistão, República Democrática do Congo, Quênia, Nigéria, Paquistão, Papua Nova Guiné, Somália, República Árabe da Síria.

 

 

Mais informações estão disponíveis em: 

www.homeaffairs.gov.au/trav/visa/heal/overview-of-the-health-requirement/threat-to-public-health

https://brazil.embassy.gov.au/brasportuguese/febreamarela.html

http://www.health.gov.au/internet/main/publishing.nsf/Content/health-pubhlth-strateg-communic-factsheets-yellow.htm#12

 

 

 

 



ATENDEMOS TODO O BRASIL!

Assessoria completa para a emissão do seu passaporte com conforto e tranquilidade.

Subir